Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

Comunidade orionita de Brasília celebra o centenário da missão orionita no Brasil 17/12/2013

Comunidade orionita de Brasília celebra o centenário da partida dos primeiros missionários orionitas

Centenário da missão orionita no Brasil 2013-2014

 

Brasília-DF: O dia 17 de dezembro de 2013 é um dia histórico para a Congregação orionita no Brasil. Há exatamente 100 anos, partiram do porto de Gênova os primeiros missionários orionitas com destino ao Brasil, na cidade de Mar de Espanha-MG, realizando assim o sonho missionário de Dom Orione, de levar a Congregação para além fronteiras.

Naquele tempo foram enviados um sacerdote (Carlos Dondero), um irmão (Carlos Germano) e um leigo (Sr. Júlio). A diversidade de ministérios na Igreja, já naquela época, bem antes de se despontar com o Vaticano II (1962-1965), já se fazia presente no coração de São Luís Orione.

Dom Orione já havia recebido o convite de Madre Michel para enviar seus missionários ao Brasil. Somente a partir do convite de Dom Silvério Gomes Pimenta, à época arcebispo de Mariana, é que Dom Orione aceitou com prontidão esta missão, exultando de alegria: “Agora, finalmente, os mares para sulcar apareceram... e um anjo me chama para salvar almas no nome do Senhor, no distante Brasil!”.

Após 100 anos, voltamos às nossas origens para recordar este grande acontecimento em que os nossos três missionários inauguraram um grande elenco de religiosos, religiosas e leigos orionitas, aqueles que estão no céu e os que estão na terra mantendo acesa a chama da caridade iluminada pelos nossos desbravadores. A celebração de hoje é uma Ação de Graças a Deus, que por sua graça e pela ação do seu Espírito, suscitou em Dom Orione este grande desejo de iniciar uma missão no Brasil, e também é um sinal de gratidão a todos aqueles que nos precederam ao longo deste centenário e que demonstrou em palavras e ações o espírito da Congregação: ir ao encontro dos mais pobres e mais necessitados de Deus.

Neste dia em que celebramos os 100 anos da partida dos primeiros missionários orionitas ao Brasil, todas as comunidades orionitas presentes no Brasil, forma motivadas a dedicar um momento de oração e confraternização.  Na nossa comunidade de Brasília, nos reunimos às 17:30h para um momento de adoração, Santa Missa e concluímos com um jantar de confraternização.

O período do advento que estamos celebrando, além de ser um tempo de preparação para o Natal, é também um tempo de conversão. Que nesta caminhda litúrgica possamos fazer ecoar em nossos corações a prece que rezamos na oração para o Ano Missionário orionita: “Reacendei em nós, neste Ano Misisonário orionita, pela ação do vosso Espírito, a chama do fogo apostólico”. Que Dom Orione continue intercedendo por todos nós!


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas / Criação de Sites: Brasil na Web