Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

VISITA DO CONSELHO GERAL A PROVINCIA BRASIL SUL 29/06/2017

Cúria Geral: Reunião de Provinciais da América Latina um ano após o Capítulo Geral

De 14 a 17 de junho, em São Paulo (Brasil), o Diretor-Geral, juntamente com dois conselheiros Pe. Pierre Kouassi . e Pe. Laureano De La Red Merino, reuniu-se com os Superiores Provinciais da América Latina.

Um ano após o XIV Capítulo Geral duas reuniões foram realizadas com diretores provinciais para avaliar a recepção das orientações e decisões do Capítulo. A primeira reunião foi em em Bonoua, de 3 a 5 de maio último, os superiores das Províncias: "Mãe da Divina Providência" (Itália), "Madonnna Częstochowa" (Polónia) e "Notre Dame d'Afrique" (Bonoua), juntamente com a Vice-Província (Espanha) "Nuestra Señora del Pilar" e do delegado da Delegação Missionária  "Mother of the Church". O segundo encontro aconteceu naqueles dias e reuniu-se de 14 a 17 junho em Pindamonhangaba, uma cidade vizinha, em São Paulo, os superiores das Provincias Brasil Sul ( "Nossa Senhora da Anunciação"), do Brasil Norte ( "Nossa Senhora de Fátima "), Argentina (" Nuestra Señora de la Guardia ") e também da Vice-Província do Chile (" Nuestra Señora del Carmen "). Participaram desta reunião: o Superior Geral Pe. Tarcisio Vieira, com os conselheiros gerais, Pe. Pierre Kouassi. Pe. Merino Laureano De La Red, os Superiores Provinciais Pe. Rodinei Thomazella, P. Josumar dos Santos, Pe. Gustavo Aime e o Superior da Vice-Província, Pe. Sergio Felipe Valenzuela.

O principal objetivo da reunião foi avaliar a recepção nas províncias das orientações dadas pelo Capítulo após um ano e reunir os resultados das Assembléias de Programação. A reunião também foi particularmente significativa para a oportunidade de trocar experiências e compartilhar os desafios de governo das províncias. Na verdade, estar juntos no mesmo lugar, partilhando o tempo, as orações e reflexões, contribuiu para uma melhor compreensão pessoal e cooperação mútua.

Pe. Felipe, da Vice-Provincia do Chile, recordando o Capítulo destacou a importância para os nossos tempos e situações que estamos experimentando contínuamente "ressoam" o tema do Capítulo, isto é, a preocupação com a pessoa do religioso orionita. Por isto, salientou a importância de priorizar, nas Assembléias de programação às decisões que ajudam a manter a qualidade de vida dos consagrados no aspecto humano, religioso e orionita.

Pe. Rodinei, Provincial Brasil Sul, no final da apresentação das conclusões das Assembléias de programação observou que, em geral, as províncias têm proposto decisões e orientações de uma forma muito simples e concreta. Ele acrescentou que "agora cabe a nós" - referindo-se aos Provinciais - motivar os confrades(irmãos)  para colocar em prática o que foi decidido como "remédio" para a vida da congregação.

Pe. Gustavo Aime, provincial da Argentina, Uruguai, Paraguai e México, agradeceu por este encontro, especialmente pela possibilidade de compartilhar os estilos e métodos de governo nas províncias. Ele quis relembrar a importância de ter de acompanhar e motivar os diretores das comunidades, para que eles sejam os protagonistas da renovação e da colocação em prática as decisões e orientações do Capítulo.

Pe. Josumar dos Santos, Provincial Brasil Norte, destacou a responsabilidade do Provincial no avanço -, visitando as realidades da província - alguns problemas, particularmente a questão do espírito de sacrifício e simplicidade que tem caracterizado muitas gerações orionitas. Neste sentido, relatou um diálogo entre um religioso e um jovem que se aproximando da Congregação perguntou o que é nosso "hábito" (pensando sobre a roupa que nos distingue) e em resposta, ouviu que atualmente a palavra "hábito" possui outro sentido, isto é, o estilo de vida: "nossa roupa é o serviço."

O conselheiro geral Pe. Pierre agradeceu a oportunidade de visitar pela primeira vez o Brasil e conhecer algumas realidades da Província do Brasil Sul. Ele motivou os esforços do Governo Provincial em sua realidade e anunciou a próxima Conferência Missionária que ocorrerá em novembro deste ano.

O outro conselheiro geral, Pe. Laureano, agradecendo os Provinciais, disse: "Eu não sei se na América Latina está se fazendo o melhor, mas tenho certeza de que se estão fazendo tantos benefícios em nome de Don Orione. Continuem assim a fazer sempre o bem! "

O encontro, além da avaliação das Assembléias de programação, deu a oportunidade de discutir algumas questões da vida da Congregação, como por exemplo, a organização das visitas canonicas gerais e a programação de eventos e reuniões para os próximos anos. Entre os temas específicos abrangidos foi muito interessante que apresentou a intervenção do padre Gustavo Aime sobre a experiência da escola de formação ao carisma realizado na Argentina (EFO). Tendo em vista os bons frutos da experiência, os provinciais brasileiros concordaram em buscar um confrade capaz de organizar uma iniciativa semelhante também na língua portuguesa.

Quinta-feira, dia15, os Provincias foram para Campos do Jordão, para visitar a "Casa Rainha da Paz" - uma obra de acolhida e recuperação de pessoas viciadas em drogas e álcool. A casa é uma obra social que pertence à Paróquia Nossa Senhora Achiropita de São Paulo. Era o dia da festa de Corpus Christi, que no Brasil é celebrada quinta-feira, onde os provinciais, juntamente com 28 jovens acolhidos pela casa participaram da procissão, caminhando sobre um tapete especial feito pelos próprios jovens. A celebração terminou com uma missa na capela inaugurada recentemente.


O Sr Gilberto coordenador da casa, acompanhou os provinciais durante a visita. Os Provinciais ficaram fascinados por este trabalho que está no lugar montanhoso, isolado, rodeado por um verde e rica em água, muito adequado para um programa de recuperação. E eles também se encantaram com o método terapêutico da comunidade que se baseia na espiritualidade, na disciplina dos horários e fraternidade que dão uma ordem à vida. 

O dia na “Casa Rainha da Paz” terminou com uma festa típica brasileira do mês de Junho – a “ Festa Junina”.

 

Pe. Tarcisio G. Vieira

Superior Geral

 

Mais imagens Clique na imagem :

 

 

 


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web