Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

Pergaminho de 1968 é encontrado na Pedra Fundamental do Pequeno Cotolengo de Curitiba 16/03/2017

"Este pergaminho de 1968 foi encontrado dentro da pedra fundamental do Pequeno Cotolengo do Paraná, no momento de uma reforma dos pavilhões que acolhem os moradores daquela instituição. Trata-se de um documento muito valioso pelo teor histórico das informações, bem como das memórias que suscita em toda a comunidade que partilhou da construção da história do Pequeno Cotolengo Paranaense.

O Pe. Renaldo Amauri Lopes, atual diretor da Instituição tem feito várias reformas na casa e disse sentir-se feliz por encontrar esta "relíquia" como ele definiu. Recordou com carinho no momento de apresentar o documento à comunidade o apelo do Arcebispo da época, Dom Manuel da Silveira D'Elboux aos orionitas para instalar alí uma obra de caridade nos moldes do sonho do fundador da Congregação, São Luís Orione. A tarefa da construção foi confiada aos religiosos da comunidade orionita instalada em Curitiba desde 1953, especialmente o Pe. Giovani Cruciani, que foi o primeiro pároco e também o primeiro a abraçar o desafio desta nova obra.

No pergaminho encontrado destacamos dois textos importantes que nos fazem lembrar a missão do Pequeno Cotolengo e sua necessidade de apoio constante: "a finalidade do Pequeno Cotolengo é acolher em seus pavilhões, distribuídos em famílias, como irmãos, os excepcionais e todos que tenham necessidade de assistência, de auxílio, mas que não possam ser recebidos em hospitais e Casas de Saúde e que estejam verdadeiramente abandonados, sejam eles de qualquer nacionalidade, de qualquer religião e até sem religião alguma: Deus é Pai de todos" (...) "Foi feito apelo às autoridades e generosidade do povo em geral para que ajudando-nos a aliviar os sofrimentos dos doentes possamos realizar o mandamento do amor que Cristo nos deu!"

Vê-se que se trata mesmo de um achado importante e que a comunidade estava reunida naquele momento com grande expectativa, autoridades políticas, religiosas e o povo... Hoje o trabalho realizado no Pequeno Cotolengo Paranaense mostra que o sonho concretizou-se.

Viva e avante!

 

Acesse a Galeria de Imagens :

 


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web