Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

Quem pode ser um oblato?

 

Sempre houve grupos de leigos na família de São Luís Orione, mas agora são novas as relações com leigos, que se propõe a seguir o carisma orionita  com  maior   espiritualidade,  com  uma  atitude profunda de agradecimento a Deus em resposta a uma experiência cristã madura de quem percebe a presença de Cristo e sabe oferecer o seu amor a Deus.

O convite não é feito de forma  genérica, a todo o povo de Deus,  mas é destinado a pessoas que querem viver uma particular dedicação, espiritual e apostólica, orionina,  e que estão dispostas a dar uma resposta de estabilidade, comunitariedade e eclesialidade. Por esse motivo a proposta pressupõe uma certa maturidade e inserção na vida comunitária.

São aqueles leigos e leigas ligados às comunidades de São Luís Orione, que têm uma particular dedicação espiritual e apostólica ao Senhor e à família orionita, A esses deseja-se oferecer e pedir algo mais na vida espiritual e no sentido de pertença orionina.

O caminho espiritual da Oblação na vida orionina está sendo iniciado para a formação de "um verdadeiro exército armado de humildade, de pureza, de fé de caridade" ( D. Orione Scritti 165 s.).

Constitui uma realidade nova, portanto ainda está sendo estruturado, mas tem esta finalidade definida: compartilharem, como leigos, do carisma orionino, como caminho de santificação pessoal e de apostolado na Igreja, para levar Jesus Cristo ao povo, sobretudo aos mais humildes, os pobres mais pobres,  para Instaurare Omnia in Christo mediante o exercício da caridade.

 

"O homem vale tanto quanto reza.

 Do nosso trabalho tanto permanece quanto é cimentado pela oração". (Scritti 54,174)

Os momentos que caracterizam a vida de oração do oblato são:

 

-  a  Santa  Missa,  centro   da  própria  jornada na  qual se oferece, junto a Cristo, a si mesmo a Deus,  o próprio trabalho, as próprias alegrias, os próprios sofrimentos , para tudo edificar em Cristo;

 

-  a  oração das Laudes e Vésperas, para unir-se com a Igreja no louvor a Deus e santificar o tempo;

 

-  oração do Ângelus, às 18 horas a cada dia, pelas vocações sacerdotais, pelos Filhos da Divina Providência e pelos oblatos;

 

-  a meditação da Palavra de Deus que o levará a um sempre mais íntimo colóquio como Pai;

 

-  o  retiro  espiritual,  com  o  grupo  de  oblação,uma vez por mês, que favorece o vigor interior, a constante renovação, o crescimento pessoal e comunitário da consciência da própria oblação a Deus;

 

Um grupo de oblação laical orionita foi constituído em Belo Horizonte, no dia 08 de abril de 1995, com a participação de quinze leigos tendo como orientador e animador o padre Dino Barbiero.

Pastoral Vocacional

Jesus te chama a segui-lo mais de perto no carisma de São Luís Orione! Não tenha medo de ser um apóstolo da caridade por amor à Igreja e ao papa.

Entre em contato!

Orionitas a seu serviço


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web