Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

O que é o Cotolengo?


“A porta do pequeno Cotolengo não se pergunta a quem entra se
tem um nome, mas somente se possui uma dor”. (São Luis Orione)

A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao ano de 1830, quando o Padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa” (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, (padres e irmãs orionitas) sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil. 


São Luís Orione criou os Pequenos Cotolengos como grandes púlpitos de evangelização nas periferias das grandes cidades. Os Cotolengos, segundo ele mesmo, são faróis de civilização, onde os mais pobres são acolhidos e amados como se fossem o próprio Cristo Jesus.


“No mais pequenino dos homens brilha a imagem de Deus” (São Luís Orione)

Dom Orione herdou de vários santos, dentre eles Dom Bosco e o próprio São José Benedito Cotolengo, o amor incondicional ao serviço aos mais pobres entre os pobres, entre os mais abandonados, entre aqueles que a sociedade considera como nada, pois é neles que Jesus se faz presente. Confirmando uma inspiração de São José Cotolengo que dizia que “se soubéssemos quem eram os pobres, os serviríamos de joelhos”, Dom Orione costumava passar horas cuidando com carinho e dedicação dos seus queridos pobres. Quando alguém o chamava, não hesitava em dizer “tenham calma comigo, estou cuidado de Nosso Senhor Jesus Cristo”.


Por isso, seguindo a inspiração de nosso fundador São Luís Orione, os Pequenos Cotolengos continuam a ser grandes obras de evangelização onde palavras não são necessárias para falar de Jesus. É nos gestos, nos sorrisos e nos olhares de nossos moradores que nos encontramos com Deus. Servir os pobres é servir a Jesus. Nossa missão, enfim, é tornar a igreja mais bela através da caridade.


Hoje, os Cotolengos acolhem especialmente pessoas portadoras de deficiências múltiplas, físicas ou mentais, de qualquer idade e que sejam abandonadas pelas famílias ou que precisam de atendimento e cuidados especiais e por isso não podem ficar em casa. Nossa meta é melhorar a qualidade de vida e oferecer condições para que todos os seres humanos possam ter sua dignidade preservada, de acordo com os princípios evangélicos cristãos.


No Brasil, existem Pequenos Cotolengos em São José-SC, Curitiba-PR, Cotia-SP, Brasília-DF e Caucaia-CE.


 Quer saber mais? Então visite o site do Cotolengo mais perto de vc e agende uma visita! Nós orionitas queremos muito ter você conosco!

COTOLENGO DE SÃO PAULO

COTOLENGO DO PARANÁ

COTOLENGO DE SANTA CATARINA

COTOLENGO DO CEARÁ



Página Inicial


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas / Criação de Sites: Brasil na Web