Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

GOU



APRESENTAÇÃO

Inspirados pelo carisma de São Luís Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, um grupo de jovens fundou o Grupo Orionita Universitário (GOU), uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada no município de Campo Grande - MS em 20 de janeiro de 2007. Conforme seu estatuto social, a instituição atende crianças em situação de risco ou não, trabalhando a cidadania e resgate da auto-estima investindo em projetos sócio-culturais.


EXPERIÊNCIA PRÉVIA

Estamos realizando o projeto O sol do amanhã e nele desenvolvemos trabalhos sócio-culturais objetivando ocupar o tempo ocioso no domingo pela manhã dessas crianças através de nossas propostas.

 RECURSOS FÍSICOS

Realizamos as atividades no pátio da comunidade “Nossa Senhora da Guarda”, utilizando também 2 salas do centro catequético e a cozinha da igreja.

 

Informações sobre o Projeto


1. Nome do Projeto
Projeto “O sol do amanhã”.

2. Resumo do projeto

Nossa instituição esta com o Projeto de auxilio às crianças através de práticas de saúde, esportivas, educacionais, religiosas e culturais. O projeto se constitui de Oficinas de Desenho Livre, Artesanato, Atividades Físicas, Psicologias e Espirituais, proporcionando o desenvolvimento do seu potencial, por meio de exercícios da mente e do corpo. Todo trabalho é baseado nas teorias construtivistas, onde as crianças começam a aprender a partir de suas próprias vivências, na busca pela melhoria da qualidade de vida, nas comunidades de baixa renda, pretendendo tirá-las da faixa de exclusão social. O Grupo Orionita Universitário é um grupo formado por jovens Universitários, Graduados e Voluntários da comunidade matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e outras comunidades.  Esse grupo está levando às crianças de 2 à 14 anos uma nova visão de encarar as dificuldades do cotidiano em que vivem.


 3. Objetivos

Responder concretamente a questão da violência social, as dificuldades no aprendizado, a ociosidade, despertar o interesse pelo estudo e pelas atividades sócio-culturais. O projeto “O sol do amanhã” busca fundamentalmente tirar essas crianças da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades. Pretendemos fazer um trabalho preventivo, e de compromisso com o fortalecimento dessas crianças, através de práticas artísticas culturais e complementação da ação educativa. 


4. Justificativa

A Capela Nossa Senhora da Guarda situada no bairro Danúbio Azul, abrange os bairros Jardim Futurista e Jardim Tayana, sendo o mais carente de toda a paróquia. Há uma numerosa população de crianças que vivem em condições precárias de infra-estrutura esportiva, social e cultural, que por conseqüência acaba vítima da violência, drogas e marginalidade, enfim a tudo que não colabora para uma qualidade de vida de um cidadão.


 5. Execução

Cronograma: O Projeto O sol do amanhã é um projeto permanente voltado para crianças que tem disponibilidade no domingo pela manhã. As oficinas terão duração de 11 meses. As crianças se dividirão entre grupos de até 6 anos e maiores de 7 anos,  sendo que cada grupo fará sua atividade de acordo com o que foi estipulado pelo educador. O projeto terá além das questões citadas acima, lanche e almoço todos os domingos, atividades recreativas e passeios culturais; como forma de criar estímulos para a permanência das crianças no projeto.





Página Inicial


Pastoral Vocacional

Jesus te chama a segui-lo mais de perto no carisma de São Luís Orione! Não tenha medo de ser um apóstolo da caridade por amor à Igreja e ao papa.

Entre em contato!

Orionitas a seu serviço


"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web