Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

FREI GALVÃO, O FILME

MENSAGEM AOS SIMPLES, ALEGRIA DOS DEVOTOS

foto cronica 0907 frei galvao

 

Finalizamos o filme , Frei Galvão, o Bandeirante de Cristo. O filme, como toda obra que realizamos com devoção é como se fosse mais um filho. Tem uma gestação bem longa e finalmente fica prontinho para ser exibido. Grande é a alegria de mostrarmos para os amigos. E assim como queremos mostrar nosso filho para todos, queremos mostrar nosso filme também, pois ele é nosso caminho para a evangelização. Nosso objetivo é sempre falar de Deus, ensinar o bom caminho da justiça, iluminar os corações. Para nossa alegria houve várias pré-estreias do filme.

Percebemos a emoção das irmãs contemplativas do Mosteiro da Luz.

 Pronto, ficou pronto o filme –  disse a Madre Eliane

A Irmã Maria Antônia não cabia em si.

– Se ficou bonito igual o filme da Santa Beatriz, está perfeito.

A primeira foi no Mosteiro da Luz, onde muitas cenas do filme foram realizadas. Lá, as irmãs Concepcionistas que cuidam deste maravilhoso patrimônio religioso, cultural e histórico, tem a sua história.

Madre Helena foi sua fundadora e através dela chamou Frei Galvão, que acabou construindo este monumento à fé cristã. Há quase três séculos estão lá, cuidando e conservando este fantástico empreendimento de fé e amor.

Com todas as irmãs presentes e poucos convidados, pois elas normalmente não podem receber internamente as pessoas, foi feita a primeira apresentação do filme. Houve muita emoção, pois afinal, ali estava a história destas irmãs tão abençoadas delas, Frei Galvão, Madre Helena e a construção do mosteiro.

Momentos de pura emoção, com depoimentos delas, que assistiram o filme sorrindo, chorando e se divertindo.

As Irmãs vibravam de felicidade.

– Gostei mais da cena da bilocação do Frei Galvão, tem mística.

– Fiquei impressionado com o enforcamento do menino Caetano.

– Para mim, nem se fala, não tem como a cena do nascimento pela graça das pílulas.

– A aflição das irmãs na morte da madre Helena, quanta poesia.

Ficamos felizes delas terem participado com tanto amor a um projeto que define o que foi feito, evangelizar.

No dia seguinte foi a vez de passarmos o filme na  Paróquia Nossa Senhora Achiropita, pois o pessoal de São Paulo não somente abrigou a equipe durante dois dias de filmagem, como participaram como figurantes em muitas cenas. Claro, que todos queriam se ver na tela, pois para isso tiveram que arrumar tempo para participar das filmagens e nada mais justo que também fizéssemos uma pré-estreia na comunidade. Família, amigos, pessoas da comunidade, padres orionitas e outros lá estiveram para prestigiar este momento de congraçamento.

Na semana de pré-estreia,  o filme foi exibido também para as irmãs Concepcionitas de Piracicaba e foi também um sucesso muito grande entre elas, que sempre pediram um filme do grande santo Frei Galvão e que agora já existe e pode ser visto sempre que quiserem.

Finalmente chegou o dia da cidade de Rio Claro de assistir este lindo filme, cuja fotografia, música, direção e trabalho dos atores foi muito elogiado pelos espectadores.

Assim, foi disponibilizado o cinema Arcoplex do Shopping Rio Claro, para duas sessões, para que todos pudessem assistir este hino à evangelização que é a vida de Frei Galvão, com cenas maravilhosas lembrando suas pílulas, seus milagres e sua mensagem.

Não precisamos dizer muito. Quem participou, pode contar melhor a experiência. Mais um longa metragem realizado em Rio Claro, com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e que reuniu a comunidades, convidados, familiares e muita gente interessada em conhecer a história de Frei Galvão.

E se você tiver vontade de ver o filme, procure o DVD na Secretaria da Paróquia. Corra, porém, pois muitos estão procurando  este belíssimo filme.

 

Pe. Antônio S. Bogaz (orionita), doutor em Filosofia, Liturgia e Sacramentos e

Teologia Sistemática - Cristologia

Prof. João H. Hansen, doutor em Literatura Portuguesa e

Ciência da Religião e Pós-doutor em antropologia

Envie seu comentário
Nome
Email (não será exibido no site)
Site (http://)
Mensagem

"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web