Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

TERÇO E FESTA

                    REZAR O TERÇO E SER VOLUNTÁRIO

 

São muitos os grupos de oração que se encontram para rezar o terço, ler a Bíblia e louvar a Deus. Entre tantos, como os Grupos do Terço, os domingos se tornaram tradicionais para um grupo maravilhoso de fiéis. Deixam suas casas, escapam dos programas mirabolantes da televisão nas tardes de domingo, e vão até a Igreja de Santo Antônio dos Eucaliptos, no Horto Florestal, rezar o terço. Começa às quinze horas em ponto. Rezam o terço e fazem piquenique. No último domingo, depois de termos rezado, aconteceu o seguinte diálogo:

O Roberto da Célia perguntou para todos: -  Na semana próxima começa a festa italiana, vamos rezar o terço?

A Célia preocupada com a Festa respondeu:

- Temos que ver, pois tem a preparação da Festa de São Luís Orione.

A Cleide fica preocupada e diz:

- Tem que ter... não podemos deixar de rezar o terço, pois Nossa Senhora nos protege.

Helena, irmã do Sérgio,  fala com toda alegria.

-Se tiver eu venho.

A Roberta Dietrich concordou com seu sorriso bonito. O “seu” Robertinho que motiva a reza e é apaixonado pelo terço, responde de imediato:

- Posso vir correndo, rezar devagarzinho e voltar para minhas panelas.

- Vou adiantar o serviço - diz Dona Terezinha -  e venho sim, aliás, faço um bolo especial para nós.

Todos rapidamente decidem que haverá o terço, apesar de todos estarem correndo para preparar a grande festa anual, a V Festa Italiana de São Luís Orione, que já faz parte do calendário cultural da cidade de Rio Claro. Tem que ser, pois esta grande festa traz muitas pessoas para nossa cidade.

Gracílio e Dona Maria apenas sorriram e fizeram sim com a cabeça, um olhando para o outro confirmando a presença. São presenças preciosas.

Temos aproximadamente trezentos voluntários na Festa e precisaríamos de muito mais  para ajudar na cozinha. Afinal este é o lugar principal onde são feitos os quitutes. Passam longos dias, tardes e noites para preparar estas gostosuras que já se tornaram clássicos nesta festa, como a fogaça, o popeltone, o espaguete, a polenta, a melanzana, os doces típicos italianos e tanta coisa mais. Além, é claro, da cantina que serve jantar com música e show aos sábados. Tudo é uma loucura só para atender todos aqueles que vem buscar a benção de São Luís Orione e colaborar com esta linda festa, pois como sabemos o lucro vai direto para o CCI (Centro de Convivência do Idoso) e do Abrigo São Vicente de Paulo. Se a gente não contribuir, estas obras não sobrevivem; elas  tanto precisam de nosso socorro.

No meio de tudo isso, nosso terço aos domingos, nos ajuda a viver espiritualmente a nova semana. Ninguém quer faltar neste momento,  que já se tornou algo especial para todos nós. Este momento pode se tornar especial para os fiéis. Estando com Nossa Senhora, sentimos a presença de seu Filho em nossa vida por toda semana.

Somos muitas vezes vencidos pelo "não", pelo comodismo, pela indisposição. Somente o sim que nos faz vitorioso. Que alegria termos este grupo,  que além de tanto trabalho que faz durante a Festa Italiana, sai correndo, reza e volta feliz para suas atividades. É assim que ajudamos nosso próximo. Procure sempre dizer sim e fazer o bem. Não se esqueça, porém de dar tempo para o espírito, para falar com os filhos, para visitar os amigos e para fazer coisas bonitas. Venha você também fazer parte do nosso terço, mesmo com mil afazeres. É sempre possível encontrar tempo para o espírito, rezando pela manhã, lendo coisas boas. Isso nos fortalece para não sermos vencidos pelas tentações do mal. Tem sempre tempo. Afinal, como alguém pode-se dizer cristão, se não fala com seu Deus, pela manhã, pela noite, para agradecer e para conversar? 

 

Pe. Antônio S. Bogaz (orionita), doutor em Filosofia, Liturgia e Sacramentos e

Teologia Sistemática - Cristologia

Prof. João H. Hansen, doutor em Literatura Portuguesa e

 

Ciência da Religião e Pós-doutor em antropologia

 

Envie seu comentário
Nome
Email (não será exibido no site)
Site (http://)
Mensagem

"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web