Portal da Família ORIONITA NO BRASIL
isntitucional
Portal da Família ORIONITA NO BRASIL

FICAMOS COM A PUREZA DAS CRIANÇAS

OS TEATROS DA SEMANA SANTA

 

Uma semana muito especial, principalmente para os católicos.  Este é o momento em que nossa fé se reacende. É a Páscoa de Cristo.

Um casal nos parou na rua e perguntou:

- Nos contaram que vocês vão fazer a encenação da  Semana Santa com as crianças?

- Sim, vamos – respondemos.

- Gostaríamos muito de ver nossos dois filhos. Eles podem participar?

- Claro que sim, será muito bom para eles e vocês também podem nos ajudar.

Foi assim que mais duas crianças vieram espontaneamente,  querendo fazer parte da teatralização das leituras bíblicas.

Temos trabalhado com crianças no cinema, no teatro, no jogral e na igreja e sinceramente são os que nos trazem sempre mais alegria, principalmente se forem crianças especiais. Eles se  sentem ainda mais amadas.

Agora chegou a vez de trazer as crianças na Semana Santa. Algum pai meio desavisado poderia perguntar:

- Não é muito pesado para as crianças participar do drama da Paixão de Cristo?

Respondemos com uma alegria infinita que eles são apaixonados para fazerem  o papel de Jesus, Maria, discípulos, apóstolos, Herodes, Caifás e tantos outros. O que nos leva a entender é que eles compreendem bem mais a Bíblia. A garotada da catequese se sente participante da  mais bela história do mundo.

Com o apoio das catequistas e da equipe cultural, Ensaiam direitinho e com alegria, decoram seus papéis, obedecem aos diretores e se sentem felizes porque, simultaneamente, aprendem sobre sua própria fé e distingue os bons dos maus com mais facilidade.

Um dos garotos queria fazer o papel de Judas desde o início. Estranho, não? Ficamos pensando a sua motivação para  querer este papel. Ele nos disse:

- O Judas tem  mais falas que outros apóstolos, não é legal?

Em outras palavras,  tanto faz ser o bom ou o mal. O que importante é que este papel  tinha até mais falas. Isto nos faz compreender que todos participam com tanta garra e todos querem ser importantes.

Imaginem a alegria dos pais. Cada um com suas câmeras, celulares; registros para a posteridade. No dia da apresentação é grande a emoção. Os pais se sentem mais nervosos que as crianças. Imaginem a ansiedade dos que estão nos bastidores, como o Marquinho do som, a Sueli e a Cacilda do figurino, a Janaina e a Nanci dos ensaios, a Cidinha e a Beth dos cenários, os pais das crianças especiais e particularmente todos os atores. Afinal, todos se encontram para uma única finalidade, ou seja,  tornar a Semana Santa, momentos de puro encantamento para deixar a alma límpida e o coração emocionado.

Nossas crianças, em nossas paróquias, caminham no direcionamento da vida com valores maravilhosos,  recebidos dos pais. Este é o ideal de todos os pais, fazer com que todos fiéis permaneçam unidos nesta celebração de fé, o tempo mais maravilhoso da Igreja.

 É Páscoa, comemoremos nosso Cristo Ressuscitado, rezando, participando, vivendo estes momentos de puro encantamento de nossa Igreja. Sigamos com Cristo no seu  calvário e no calvário dos irmãos, para entrarmos com Ele na alegria da ressurreição.

Feliz Páscoa. 

Envie seu comentário
Nome
Email (não será exibido no site)
Site (http://)
Mensagem

"Fazer o bem sempre,

o bem a todos e o

mal nunca e a ninguém"

São Luís Orione

Mais do Orionitas no Brasil

 

Orionita Brasil nas Redes Sociais
 
 .     

Copyright © Orionitas Brasil na Web